Com 28 anos, jovem especialista em administração compartilha conhecimento jurídico para o exercício da cidadania.
Referência para acadêmicos do Direito, o especialista em administração pública acredita que o conhecimento jurídico é fundamental para a formação do indivíduo e seu exercício da cidadania.
Com mais de 140 artigos de assuntos jurídicos e referenciado em diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e comissões parlamentares, Alexis Gabriel Madrigal, de apenas 28 anos de idade, colabora para a difusão do conhecimento jurídico.
Foto: Alexis Gabriel Madrigal - Assembleia Legislativa de São Paulo.
Seu primeiro artigo foi escrito no universo universitário, quando segundo ele seus professores incentivavam os acadêmicos a escreverem pequenas resenhas avaliando acontecimentos gerais e verificando quais direitos haviam sido negados, violados ou subtraídos.
Alexis graduou-se em Gestão Pública e se especializou em Administração Pública, é filiado a um partido político e se envolve em todos os assuntos da comunidade em que vive no interior de São Paulo.
O especialista em administração pública e gerência de cidades acredita que o conhecimento sobre a Constituição é de suma importância, pois em sua avaliação:
"Para que haja uma sociedade ciente de seus direitos e deveres é preciso que se tenha total entendimento dos objetivos e limites impostos pela considerada carta cidadã".
É importante que se amplie o conteúdo didático atual e que se insiram conteúdos que auxiliem os jovens a conhecer seus direitos e deveres enquanto cidadão.
"Porém, muitos brasileiros ainda não possuem acesso às formas de publicação das normas existentes e as que estão sendo realizadas. Isso acaba por dificultar o conhecimento jurídico desses indivíduos", explica Gabriel.
Foto: Alexis Gabriel Madrigal - Fórum Criminal de Taubaté - São Paulo.
A iniciativa do jovem mostra que o conhecimento jurídico é um mecanismo eficaz na formação de um cidadão. Para Alexis Gabriel Madrigal justifica-se a inserção da disciplina de Direito Constitucional na grade curricular do sistema educacional brasileiro como “uma forma de expansão da noção cívica que versem sobre a formação da cidadania intimamente direcionada a democracia do país, tornando a população mais conscientes sobre seus direitos e deveres e transformando a sociedade mais justa”.
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