Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Michel Temer não apadrinhou a OAB

A mesma entidade que o homenageia, faz seu pedido de impeachment.

há 7 anos

Michel Temer no apadrinhou a OAB

Noticiado nos principais veículos de comunicação a Ordem dos Advogados do Brasil aprovou o relatório que recomenda que a entidade ingresse com pedido de impeachment do presidente Michel Temer. Com isso será protocolado um pedido nos próximos dias na Câmara dos Deputados.

Mas o que levou a entidade a atacar o Presidente Michel Temer de tal maneira? Seria o caos politico da atualidade, ou outros fatores podem de contribuído para a atitude ter sido postulada, não se trata aqui de fazer suposições mas de ser apresentadas provas contundentes que possam emitir uma opinião sólida sobra essa guerra.

Visto que a entidade não é lá uma das mais responsáveis e moralistas do país, sendo que em muitos casos prefere sua omissão do que sua evidência, em casos como manutenção do registro de classe para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a entidade não havia tomado providência até que através de uma denúncia seu registro foi eliminado da entidade.

Vale-se ressaltar que o Conselho Federal da OAB prestou homenagem ao vice-presidente da República, Michel Temer. Emérito constitucionalista, Temer foi saudado pelo presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, por seus relevantes trabalho para a advocacia e para a sociedade brasileira. Michel Temer tem forte compromisso com o estado de direito, com a democracia e com a realização de eleições diretas, livres e legítimas, destacou Marcus Vinicius.

Quem homenageia tem moral para cobrar uma eventual saída do Palácio do Planalto?

Ora caro leitor, isso tem cheiro pútrido de falta de apadrinhamento politico, ou seja, o Presidente é retrato homenageado e agora é atacado por aqueles que queriam ter no Governo um espaço para chamar de seu.

Retornemos ao caso OAB x Temer, ora cumpre-se ressaltar que o atual Presidente não atendeu aos anseios da entidade, explico, muitos que lá tem sua morada, ou seja, não sabem o que é "largar o osso" do Conselho Federal, esperavam que o Presidente os designa-se para um cargo em algo dos atuais Ministérios, porém isso não ocorreu, ocasionando desgosto para alguns membros.

O Presidente não tem obrigação de atender as mazelas da OAB, ela não passa de uma entidade de classe assim como as outras existentes no Brasil. A OAB não tem moral para fazer tal pedido a Câmara dos Deputados, que prontamente deverá rejeitar tal pedido, que carece provas legais.

Os caciques do Conselho Federal da OAB aguardavam para serem nomeados no governo, mas como isso não ocorreu os velhos lobos, não tiveram outra ideia melhor do que colocar sobre o muro o atual Presidente, que convenhamos pode não ser o melhor, mas está sentado na cadeira que comanda o país e não será banalizado ou desmoralizado por ações como essa que somente visam apadrinhamentos políticos.

  • Sobre o autorPós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades e Articulista.
  • Publicações182
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações472
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/michel-temer-nao-apadrinhou-a-oab/460844289

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bem observado. Como quase tudo neste meio político, o casuísmo predomina.

É fato que a OAB e seus representantes poderiam se enganar mas, sinceramente, neste mar repleto de tubarões, duvido que a entidade já não soubesse de motivos suficientes para não prestigiar a pessoa de Temer.

É o mesmo que ocorre no peleguismo aos "super advogados", onde a OAB estende o tapete vermelho aos mesmos, enquanto a maioria esmagadora da classe só é lembrada se não pagar a anuidade.

A OAB faz um papel ridículo ao se limitar a pedidos de impeachment e não discutir sequer uma reforma política. Tirar Temer e ver no que dá depois é lavar as mãos quando se trata de uma entidade super apadrinhada (ou sui generis, como preferirem).

Se quer ser levada a sério a OAB deve ir além, pra pedir impeachment de todos, desde que não seja os seus, já existe a esquerda. A OAB se comporta igual aquele que sempre espera um favor lá na frente da namorada, mas que, quando não recebe, pede os presentes de namoro de volta.

O cenário do Brasil se desenha: ou Temer fica, ou sai nas eleições indiretas, onde Renan e Maia são nomes fortes, apesar de serem impopulares, ou nas diretas, Lula tem chances de voltar com a quadrilha pra retentar a eternização do PT no poder a qualquer custo. continuar lendo

Há vários aspectos nesse problema. Em primeiro lugar quem homenageia pode ter moral, sim, para cobrar depois, notadamente quando a homenagem é prestada anteriormente à ciência da debacle moral do homenageado, como ocorre no caso.

De toda sorte, não estou aqui para defender a OAB, até porque ela foi demasiadamente conivente com Dilma e durante o governo petista. Além disso, acho que a OAB age de forma atrasada. Está sempre na rabeira, quando deveria estar na dianteira em fatos graves como esse. Já foi tempo em que a entidade gozou de mais prestígio junto à opinião pública. Atualmente, porém, parece ter perdido o bonde da história. continuar lendo

Neste caso a moral está condicionada a dois pressupostos:
1º. A OAB não ter feito com a intensão de obter vantagens;
2º. Ela não saber destas ou de quaisquer outras mutretas do Temer. continuar lendo