Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

A irreelegibilidade.

Proibição da reeleição dos cargos políticos unipessoais, para impedir a elegibilidade, para os mesmos cargos.

há 5 anos

Precedentemente o ano de 1997, não era permissível a reeleição para os cargos do Poder Executivo. A irreelegibilidade, termo mais técnico, segundo Pinto Ferreira, vem desde a primeira Constituição Republicana de 1891 e foi mantida por todas as constituições democráticas posteriores.

O fato é que a Constituição Federal de 1988 manteve a proibição da reeleição dos cargos políticos unipessoais, para impedir a elegibilidade, para os mesmos cargos, do Presidente da República, dos Governadores e Prefeitos, recepcionando a irreelegibilidade na nova Constituição.

Na época, foi arguida a inconstitucionalidade da EC nº 16, de 1997, sob o argumento de que era direito fundamental a irreelegibilidade dos ocupantes dos cargos de chefia do Poder Executivo para o mandato seguinte.

O Supremo Tribunal Federal ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a EC nº 16, de 1997, conheceu em parte da ação e a julgou improcedente, em face da jurisprudência do STF no sentido de que só é viável o controle abstrato de constitucionalidade contra emenda à Constituição Federal na hipótese de violação ao § 4º, do art. 60 (“Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – a forma federativa de Estado; II – o voto direto, secreto, universal e periódico; III – a separação dos Poderes; IV – os direitos e garantias individuais.”).

Conclusão o STF entendeu que não existia vício de inconstitucionalidade uma vez que a EC nº 16, ao alterar o art. 14, § 5º, da CF, não aboliu direito ou garantia fundamental.

Referência:

Precedente citado: ADI 939-DF (RTJ 151/755). ADInMC 1.805-DF, rel. Min. Néri da Silveira, 26.3.98.

  • Sobre o autorPós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades e Articulista.
  • Publicações182
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações299
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-irreelegibilidade/718500544

Informações relacionadas

Desincompatibilização?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre a perda e a suspensão dos direitos políticos? - Renata Cristina Moreira da Silva

Direito para A Vida, Jornalista
Artigoshá 2 anos

Quais são os requisitos para a elegibilidade?

Paulo Cosmo Jr, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Perda e suspensão dos direitos políticos

Gabriel Pereira, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Condições de Elegibilidade e Inelegibilidade no Direito Eleitoral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)